top of page
Foto do escritorCinara Invitti

Seu filho pode ESTAR difícil, mas ele não É!

Atualizado: 21 de nov. de 2020

Quando você tiver qualquer pensamento em que surja um rótulo sobre seu filho, pare, respire e não verbalize isso a ele! Rótulos são extremamente prejudiciais para as crianças. Lembrem-se que elas estão se desenvolvendo e compreendendo o mundo ao seu redor a partir dos seus sentidos, o que vê, o que escuta, o que sente. Se você falar a ela “você é um teimoso”, existe muitas chances dela acreditar nisso e passar a se comportar ainda mais de forma a atender este rótulo. Eu tenho certeza que não é isso que você quer. Você só quer ajudar, mas está cansado ou ainda não sabia disso. Então vamos treinar? Mudar nosso comportamento também exige treino, então vamos nos esforçar, até que NÃO ROTULAR passe a ser o nosso novo “normal”.


Ah, Cinara, mas o que eu faço quando eu não conseguir me controlar e o rótulo escapar?” Respire, olhe nos olhos de seu filho, seja gentil e peça desculpas, fale a ele que você não devia ter se expressado daquela forma, que ele não é teimoso (ou qualquer outro rótulo que você tenha dito), que você está cansada e sem paciência, mas que ele não é culpado disso.


Aproveite para dizer “você é uma pessoa muito especial”. Aposto que o clima ficará até mais leve e seu filho muito mais feliz, afinal, todos nós queremos nos sentir especiais, não é?


Um abraço,


Cinara Invitti

Mãe, Psicóloga e Mestre em Psicologia




Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page