top of page
Foto do escritorCinara Invitti

Retorno às aulas presenciais na pandemia?

Atualizado: 21 de nov. de 2020

Tenho visto muitas mães angustiadas e em busca de opinião profissional sobre o retorno de seus filhos às aulas presenciais. Já outras, sofrendo por este retorno não ser uma opção.


Mães e pais, vocês conhecem o filho de vocês mais do que qualquer outra pessoa! Olhem para o seu filho, observem seus comportamentos, vocês saberão se seu filho precisa deste retorno agora. E se seu filho já tiver condições de expressar a opinião dele, pergunte o que ele deseja. Você perceberá o quanto este retorno é necessário e desejado por ele (ou não). E se seu filho retornar à escola e depois de um tempo não ficar bem, volte atrás. Não tema rever sua escolha. Se você tem outra opção, decida pelo caminho mais rápido para a saúde emocional de seu filho neste momento.


Agora, se este retorno não é uma opção, você precisa da escola agora, pronto! Fazemos o que é o melhor dentro das nossas condições. Essa é a vida! Todos temos nossas limitações. Ninguém tem tudo o que quer. É um fato! Não se compare com os outros, há uma enorme chance de você achar que está em desvantagem. Sabe por que? Porque você não conhece toda a vida do outro. Você só conhece o que o outro mostra a você! Então fique em paz, observe seu filho e, se for necessário, busque ajuda e orientação profissional.


Se a adaptação escolar depois do isolamento for muito difícil, ou lidar com as novas regras (sanitárias) torne-se muito estressante para seu filho procure a ajuda de um psicólogo para ajudar vocês com essa transição.


ATENÇÃO: esta orientação é sobre saúde emocional, cada família precisa ponderar os riscos para a saúde física de seus filhos e da sua família de acordo com os grupos de risco para a Covid-19.


Vejam, não há uma decisão certa ou errada, há o que é o melhor para sua família hoje.


Um abraço apertado,


Cinara Invitti Lemos

Mãe, Psicóloga e Mestre em Psicologia




Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page