top of page
Foto do escritorCinara Invitti

Quais são as características mais difíceis do seu filho?

Atualizado: 4 de set. de 2021

Você considera seu filho “teimoso”? “Bravo”? “Tímido”? “Desobediente”? Argumenta sobre tudo?


Então quero lhe fazer um desafio. Vamos olhar sob outro ângulo para estes “traços” do seu filho?


A proposta é olhar para as CARACTERÍSTICAS dos nossos filhos sem classificá-las como “defeitos” ou “qualidades”. O desafio é identificar quais são os padrões de comportamento dos nossos filhos, sem juízo de valor, se são bons ou ruins.


Mas para que isso, Cinara?


Você já observou que geralmente classificamos como “defeitos” aquelas características que nos desafiam mais, tiram-nos da zona de conforto, deixam-nos irritados ou constrangidos?


E já parou para pensar que talvez esta característica do seu filho, esta que aparece forte e deixa você de “cabelo em pé”, pode ser o grande diferencial dele, ou mesmo uma característica importante e até desejada para um adulto?


Muitas mães e pais sofrem ao tentar mudar seus filhos porque não aceitam as características deles. Interpretam a teimosia como desobediência; a braveza como inadequada e anormal; a timidez como um problema a ser combatido; a argumentação como arrogância ou desaforo. E é aí que mora o perigo, a interpretação negativa que a gente dá para as características dos nossos filhos, aquelas que os tornam únicos e ainda mais preciosos.


É por meio da aceitação que você será capaz de ajudar seu filho a conhecer-se e aprender a lidar com as próprias características. O cenário favorável para o desenvolvimento emocional.


Lutar contra quem se é, para tentar ser diferente, adoece.


Vamos assumir outra luta, a de aceitar e amar nossos filhos como eles são.


E abrir as portas para que eles sigam este mesmo caminho em suas vidas.


Um abraço,


Cinara Invitti

Mãe, Psicóloga e Mestre em Psicologia








Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page