top of page
Foto do escritorCinara Invitti

O poder do amor incondicional

Atualizado: 21 de nov. de 2020

Você com certeza já ouviu falar sobre o amor incondicional das mães e dos pais para com seus filhos. Mas você sabe o que é amor incondicional? “O amor que não possui condição”. Eu te amo pelo que você é e não pelo o que você faz! Eu te amo apesar dos seus comportamentos desafiadores. Eu te amo independente de qualquer coisa.


O que eu percebo nas mães e nos pais é que a grande maioria sente muito medo de demonstrar este amor incondicional. E sabe qual é um grande segredo para seu filho crescer seguro, confiante e colaborativo? Sentir-se amado! E ele só se sentirá verdadeiramente amado se perceber seu amor incondicional.


A nossa sociedade ensinou-nos a ter medo de demonstrar amor incondicional para os filhos. Ensinam-nos que precisamos ter cuidado para não deixar nossos filhos mimados; que podemos acabar por reforçar comportamentos inadequados; que eles se tornarão fracos e que sofrerão porque não estarão preparados para o “mundo lá fora”.


Sabe qual a minha orientação sobre estes medos? Joguem-nos fora! Eles só atrapalham sua família. A vida de vocês será mais leve e feliz sem eles! Ninguém “estraga” filho por amar “demais”. Isso é um equívoco terrível!


Não existe amar demais um filho! O amor é aliado. Ele vai te ajudar a amenizar outros problemas que podem aparecer.


Seu filho precisa saber que você o ama e o aceita do jeito que ele é, sempre! Que você o ama pela essência dele, não pelos comportamentos que ele apresenta. Amor não deve ser usado como moeda de troca por bom comportamento, isso é cruel. E eu sei que já te ensinaram isso, provavelmente com a melhor das intenções, mas hoje já temos conhecimentos suficientes para saber que esta forma de criação prejudica muito o desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes.


Eu sempre te amo, meu filho, do jeitinho que você é! (Repita esta frase para seu filho sem moderação!)

Um abraço,


Cinara Invitti

Mãe, Psicóloga e Mestre em Psicologia




Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page