top of page
Foto do escritorCinara Invitti

FRUSTRAÇÃO: o que NÃO fazer


Você já se preocupou em ensinar seu filho a lidar com a frustração? Muitos pais buscam informação sobre isso. Eles geralmente têm medo que seus filhos se tornem adultos e continuem a lidar de maneira imatura com a frustração.


Por vezes a informação que se encontra é a responsabilização dos pais pela imaturidade do filho para lidar com a frustração. Mais especificamente ao comportamento “permissivo” dos pais, que evitam que seus filhos se frustrem e por isso não aprendem a lidar com ela.


E aí surge o incentivo à frustração dos filhos. Você já ouviu falar em algo assim? Um incentivo para que os pais criem situações, de forma intencional, que frustrem seus próprios filhos. O argumento é ajudá-los a lidar com a frustração. Mas o que acontece na prática não é nada mais que dificultar, enganar, ludibriar, causar sofrimento a eles.


Eu sei que você não deseja isso. Por isso escrevo este texto como um alerta.


Filho está aí para ser amado, cuidado, com todo o zelo e atenção! Não tenha medo de demonstrar seu amor!


Se está ao nosso alcance evitar o sofrimento deles diante de uma situação, por que não?


Mas aí alguém pode dizer... "mas tem que ensinar os filhos que frustração faz parte, eles não podem ter tudo". Uma coisa está certa, a frustração faz parte da vida, quer queiramos ou não! Ou por acaso você conhece alguém que conseguiu viver até aqui sem se frustrar? Isso não existe!


Pois é, se a vida já é dura, se a frustração é inevitável, nós mães e pais vamos assumir o papel de causar ainda mais dor e sofrimento para nossos filhos?


Nosso papel é outro!


Cuide do seu filho e o ampare nas frustrações inevitáveis da vida, elas aparecem independente da nossa vontade.


Um abraço,


Cinara Invitti

Mãe, Psicóloga e Mestre em Psicologia






コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page