top of page
Foto do escritorCinara Invitti

Como ensinar meu filho a FRUSTRAR-SE

Atualizado: 4 de set. de 2021

Frustrações são inevitáveis na vida de qualquer pessoa, ninguém consegue TUDO o que deseja. E quando nossos desejos ou expectativas não são atendidos é normal que sintamos algum grau de frustração. O que os pais mais temem quando se fala em frustração na infância? Que seus filhos cresçam e não saibam lidar com a frustração, ou seja, que lidem com ela de forma imatura.


Os pais podem auxiliar os filhos neste processo do desenvolvimento. Mas é importante salientar que o cérebro das crianças não é capaz de regular as emoções da mesma forma que os adultos. Este é um aprendizado gradual e que está atrelado à maturação neurofisiológica também.


Mas o que eu posso fazer para ajudar meu filho a aprender lidar com as frustrações?

Acolha o choro, o grito e o que mais aparecer como expressão deste sentimento. Demonstre afeto, abrace, dê colo, esteja por perto, seja o suporte que ele precisa para regular suas emoções (acalmar-se).


Passada a turbulência, aproveite para falar palavras de acolhimento e compreensão. Agora é hora de demonstrar a seu filho que sentir é normal e comum a todos os seres humanos. Aproveite para nomear o sentimento, “percebo que você ficou frustrado porque tivemos que sair do parquinho”. Ajuda se você contar uma história de alguma situação que você também se frustrou e sobre como lidou com isso.


Se for necessário, explique que nós podemos nos sentir frustrados, mas que o respeito é fundamental. Por isso não podemos nos machucar, machucar os outros ou quebrar as coisas ao nosso redor. Dê alternativas para que ele possa extravasar a raiva.


Se seu filho crescer com a compreensão de que suas emoções são normais, que ele não está errado por sentir aquilo e for acolhido na expressão das suas emoções, ele já terá um grande ganho para sua saúde emocional.


Este é o caminho do desenvolvimento emocional.


Um abraço,


Cinara Invitti

Mãe, Psicóloga e Mestre em Psicologia




psicóloga Blumenau



Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page