top of page
Foto do escritorCinara Invitti

Ajude seu filho a ser um adulto seguro e confiante

Como é difícil saber que os nossos filhos estão arriscando, tomando decisões que “sabemos” que vai “dar errado” e não fazer nada!


Mas não podemos decidir por eles sempre! Não podemos inibi-los e corrigi-los das decisões, dos caminhos que eles escolhem, sempre!


É claro que se estas decisões colocam em risco a vida deles ou de outras pessoas temos o dever de intervir, mas na maioria das vezes não é este o caso. O caso é que acreditamos saber o que é melhor para nossos filhos. Claro que por termos mais experiência, e talvez por sermos mais cautelosos, parece mesmo que acertamos muitas vezes. Mas será que se tivéssemos deixado eles agirem a seu modo teria dado errado?


Será que eles não teriam...


dado conta?


criado novos repertórios?


desenvolvido a criatividade para lidar com os problemas que surgissem pelo caminho?


evoluído para fazerem melhores escolhas da próxima vez?


Percebem quantas experiências "roubamos" deles quando queremos evitar que eles sofram?


Evitar o sofrimento deles e o nosso também, não é? Pois é muito difícil suportar o sofrimento de um filho, saber que ele pode ter consequências desagradáveis, que pode se frustrar, que pode entristecer, e que poderíamos ter evitado.


A tal liberdade, que tanto almejamos na nossa adolescência, agora se torna um desafio no papel de mães e pais. Mas se estivermos atentos, perceberemos o quanto nossos filhos desejam a liberdade, eles nos mostram isso a cada etapa do crescimento deles. Seja para pequenas escolhas na infância a grandes decisões da adolescência ou idade adulta.


E este desejo deles é mesmo uma necessidade, eles precisam se experimentar em pequenas decisões para desenvolverem habilidades e aptidões necessárias às grandes escolhas da vida adulta.


O convite é...


Vamos “abrir mão” do controle excessivo sobre a vida dos nossos filhos hoje, para que eles sejam capazes e seguros para assumirem as rédeas da própria vida no futuro!


Cinara Invitti

Mãe, Psicóloga e Mestre em Psicologia




Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page