top of page
Foto do escritorCinara Invitti

Qual a importância da infância?

Atualizado: 21 de nov. de 2020

Um tempo atrás ouvi uma pergunta que achei muito interessante sobre a infância e gostaria de trazê-la para conversarmos sobre isso: “Por que a infância tem tanta importância se depois as crianças não se lembrarão de nada?”


Sim, é verdade que a maioria de nós não tem lembranças do período até 3, 4 ou 5 anos de idade. No entanto, isso não quer dizer que os fatos acontecidos nos primeiros anos de vida não tenham importância, é exatamente o contrário!


Você já ouviu falar em plasticidade cerebral? Nosso cérebro é fantástico, ele é capaz de se modificar, alterar seu funcionamento e até mesmo a sua estrutura para se adaptar ao meio em que vive e aumentar nossas chances de sobrevivência. Mas isso não quer dizer que o resultado desta adaptação seja sempre positivo, já que isso vai depender das características do meio em que a pessoa está inserida. E durante a infância este processo ocorre com ainda mais ênfase, pois é o período da vida em que estamos mais sensíveis ao meio, ou seja, que possuímos maior plasticidade cerebral. Conseguimos observar isso facilmente nas crianças em relação a aprendizagem, a capacidade que elas têm de aprender é muito superior à dos adultos, não é? São verdadeiras “esponjinhas”, absorvendo tudo que escutam, veem.


O cérebro possui a capacidade de se alterar durante toda a vida, mas é no período da infância que ele apresenta maior plasticidade. Nos primeiros anos de vida o cérebro estrutura-se, e esta configuração terá influência nos padrões de comportamento da vida adulta e poderá impactar na saúde emocional do indivíduo. Vamos lembrar que a plasticidade cerebral está presente durante toda a nossa vida, então não estou falando aqui em determinismo, o que ocorre na infância é importantíssimo para a vida adulta, mas não é uma sentença. Possuímos conhecimento para alterar padrões de comportamento, desenvolver saúde emocional e melhorar a qualidade de vida. Mas o que ocorre na nossa infância influencia quem somos na vida adulta, as características da nossa personalidade, por isso a importância de cuidarmos das nossas crianças e adolescentes da melhor forma que somos capazes.


Vamos fazer um acordo? Nada de olhar para trás e gastar energia com o que está feito. Lembre-se, nosso cérebro possui plasticidade durante toda a vida, portanto vamos olhar para o hoje e pensar no que podemos melhorar para ajudarmos nossos filhos a serem mais saudáveis e felizes? Isso vale para filhos de qualquer idade, certo? 😉


Um abraço,


Cinara Invitti

Mãe, Psicóloga e Mestre em Psicologia




Post: Blog2_Post
bottom of page